terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ponte Filipina totalmente recuperada

A Ponte Filipina sobre o Rio Tejo, que conta com quatrocentos anos, já se encontra totalmente recuperada. As obras foram concluídas esta semana segundo a autarquia. Recentemente a ponte foi local para uma cerimónia evocativa dos seus quatro séculos de existência.

Para assinalar a data duas charretes transportaram os convidados de honra no percurso entre o Aquário Vasco da Gama e a ponte, onde foi depois descerrada a placa toponímica com o nome "Ponte Frei Rodrigo de Deus". Na oportunidade foi ainda entregue, ao presidente da Câmara, um foral comemorativo, por um figurante trajado à época, encenando-se uma pequena recriação histórica.

O presidente da Autarquia, Isaltino Morais, assinalou, no local, que «para a Câmara Municipal não são só as grandes obras que têm significado – estamos a fazer um grande esforço no sentido de conseguir recuperar todas as pontes do concelho. E são dezenas, na medida das muitas linhas de água que atravessam o concelho».

Recorda-se que a travessia sobre o Rio Jamor que ainda permite a ligação entre a Estrada Marginal e a localidade da Cruz Quebrada, foi construída, em 1608, graças à tenacidade e abnegação de um frade franciscano, Frei Rodrigo de Deus, que agora dá nome à ponte.


[em Oeiras On-line]

Sem comentários: